O sistema linfático é o principal sistema de defesa do organismo. Ele é constituído pelos nódulos linfáticos (linfonodos), ou seja, uma rede complexa de vasos, responsável por transportar a linfa dos tecidos para o sistema circulatório.
A drenagem linfática é um procedimento que consiste na realização de uma massagem com movimentos suaves, que tem como objetivo estimular e facilitar a circulação da linfa pelos seus vasos, e chegar mais rapidamente à corrente sanguínea.
Como o sistema linfático não tem um bombeamento, como feito pelo coração na corrente sanguínea, esta massagem pode ajudar no retorno de linfa, principalmente em pessoas que sofrem de fragilidade destes vasos e que têm uma tendência ao acúmulo de líquidos nos tecidos.
O procedimento melhora também a circulação em geral, relaxa o corpo e pode atuar discretamente no combate a gordura localizada.
Uma vez que a massagem aumenta o metabolismo do local, quando há uma melhora da circulação da linfa, há também uma maior oxigenação dos tecidos do corpo, o que melhora o aspeto da celulite e gordura localizada.
Indicações e Contra – Indicações da Drenagem Linfática Manual
As sessões de drenagem linfática são recomendadas para:
- redução de linfedemas e edemas;
- lipoesclerose e fibro edema gelóide;
- cefaleias;
- insuficiência venosa crônica;
- nevralgias;
- mastalgia;
- edemas gestacionais;
- síndrome pré-menstrual;
- dores nas pernas e desconforto pélvico;
- fadiga;
- ansiedade;
- irritabilidade;
- rinites;
- sinusites;
- faringites; pós-operatório, entre outros.
As sessões de drenagem linfática manual não são recomendadas para os casos de:
- pessoas com tumores malignos;
- câncer;
- tuberculose;
- processos inflamatórios agudos e infecções;
- edemas decorrentes de insuficiências renais, cardíacas ou hepáticas não controladas;
- insuficiência cardíaca congestiva;
- trombose venosa profunda;
- hipertireoidismo, entre outros.
Dreanagem Linfática Manual no pós-operatório
A drenagem linfática é indicada para aliviar dores, remover hematomas, acelerar o processo de recuperação e de cicatrização.
O método também é considerado indispensável em casos de lipoaspiração, abdominoplastia, mamoplastia, hidrolipoaspiração, rinoplastia, blefaroplastia, ritidoplastia, mastectomia parcial ou total e cirurgias para colocação de prótese de silicone.
- Descubra os resultados em fotos na minha página do Facebook